segunda-feira, 8 de outubro de 2007

mensagem simples e tão importante

(by: http://www.guiasdeportugal.org/)


Ao ver o site das Guias de Portugal deparei-me com algo que tantas vezes é esquecido no escotismo..!

Logo na entrada do site, vemos uma apresentação de varias imagens com uma palavra de ordem. As directrizes do guidismo... "Espiritualidade", "solidariedade", "amizade".. Valores que tentamos incutir nos nossos jovens, e em nós próprios... São palavras a que já quase não ligamos, de tantas vezes as ouvirmos, já é um lugar comum!

Mas houve uma que me saltou à vista! Aquela que me faz estar a escrever este post..

"ENTUSIASMO"

É disto que tantas vezes sentimos falta nos grupos escotistas... A força que nos trouxe até ao movimento.. E é isso que nos fará continuar! É o entusiasmo que transmitimos aos miúdos, aos pais, à sociedade...

Eu lembro-me de estar na sede do meu grupo, chegado de fresco ao escotismo e o meu chefe contava a historia do homem que pensou este movimento! E lembro-me que aquilo que me reteve foi o entusiasmo de um miúdo que fugia do colégio para ir para uma mata ver os animais e que com essa força defendeu uma cidade de um cerco impossível... Foi o entusiasmo com que o meu chefe me contava essa historia.. Foi o entusiasmo que me evadiu também! O escotismo, mais do que a amizade, a solidariedade a bondade... é uma força que nos torna capazes de fazer a diferença.. é o entusiasmo!

Obrigado à AGP por nos lembrar disto!

3 comentários:

David Queiroz disse...

Pois é bem verdade, nos tempos que correm sinto que não se vive o mesmo entusiasmo que à uns anos a traz.

ovelha disse...

Muito bom post!
Obrigado pelo alerta.

Ana Diegues disse...

E a Guia na foto é precisamente alguém que deixou a sua marca na AGP pelo entusiasmo e dedicação exemplares. Foi Comissária Nacional e Presidente da Associação e é e será sempre uma referência para todas as dirigentes que com ela tiveram o privilegio de trabalhar e aprender! Grande Nucha!
Uma canhota apertada!!!