domingo, 25 de fevereiro de 2007

Desabafo#1

Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades”, já dizia o poeta.

Sabem, incomoda-me um bocadinho aquela história de que os miúdos de hoje já não são “feitos da mesma massa”, querem que se trabalhe por eles e para eles;

Incomoda-me quando alguém do alto da sua superioridade, baseada num par de anos mais em cima, me diz: “Não compreendes, isto não é como antigamente”;

Incomoda-me quando me dizem que nós já não sabemos viver o Escutismo, que somos uma autêntica geração rasca, empenhada em jogos fúteis e ideias vazias, em reuniões na sede a magicar como passar o trabalho ao próximo.

Chateia-me quando me dizem que os Exploradores são uns miúdos mimados, que os Pioneiros andam demasiado ocupados com noitadas e afins, e que os Caminheiros são uns bons-vivãs, ou “cús sentados”.

É que, infelizmente, ainda se conhecem Dirigentes que não deixam os seus Exploradores fazerem construções porque isso implica muito tempo, espaço e trabalho a ensiná-los; porque ainda há Dirigentes que negam actividades a Pioneiros só porque está a chover e porque ainda há Chefes de Clã que se recusam a partir em Actividade com os únicos 4 elementos que se dignam a aparecer.

Compreendo que haja uma série de coisas a fazer “lá fora”, motivações diferentes e até compreendo que os miúdos estejam mais empenhados em outras coisas e haja cada vez menos elementos empenhados em fazer Escutismo a sério. Mas parece-me que o problema não estará apenas na minha geração nem nas futuras, mas muito provavelmente no pseudo-conflito de gerações.

É que, na minha sincera opinião, torna-se complicado para os elementos verem permanentemente as “asas cortadas” pelas alegadas faltas de tempo, de recursos..e vontade.

Felizmente, esta não é a realidade do meu Agrupamento, mas vê-se tanta coisa por aí...fica o desabafo e um Agradecimento a todos aqueles Dirigentes que ainda têm a coragem de levar os seus elementos aonde eles querem e trabalham para ir.

Canhotas

1 comentário:

Unknown disse...

Se há coisa que defendo é...

Mudam-se os tempos mudam-se as vontade! Tal como o poeta.

No Escutismo isso ainda se torna mais urgente, pois com a "moranguização" e "floribelalização" é urgente desgruda-los (perdoem-me o brasileirismo) da TV.

Se quem não ousa partir com poucos é porque não acredita que num futuro terá muitos.

Se quem não ousa molhar-se é porque é Burro...Já dizia o senhor do chapéu grande "Com bom tempo qualquer burro acampa!"

E mais não digo, mas dá vontade :D