domingo, 2 de dezembro de 2007

Prémio Escotismo de Excelência

Já existe há quase um ano e desde o primeiro dia que esta competição me faz comichão, mas ainda não tinha parado para pensar 5 minutos sobre ela..

Esta competição, atribui menções honrosas aos "melhores" grupos da AEP, com base em coisas como: numero de elementos, uso devido do uniforme, numero de actividades feitas... e mais coisas deste género que não interessa nem ao menino Jesus (com todo o respeito)!


Eu apesar de estar todo satisfeito pelo facto de o meu grupo ter ficado em 5º lugar a nível nacional ( =D), não posso deixar de dizer que este concurso é uma forma maravilhosa que alguém engendrou para ridicularizar e banalizar o escotismo na Associação de Escoteiros de Portugal!

É incrível, como tão digna instituição, elege os seus orgulhos com base no numero de elementos ou numero de actividades! O escotismo não é isto! De todo.. Um grande grupo de escoteiros, é aquele que forma grandes homens úteis ao seu mundo! É aquele que proporciona aos seus elementos (muitos ou poucos) os ensinamentos de B.P.!

Sinto me um pouco o velho do Restelo, pois de facto não sei que parâmetros poderiam medir o escotismo! Para mim é impossível de o medir... Mas aquilo que eu pergunto é para quê fazê-lo..?

Penso que o caminho para melhorar a qualidade do escotismo praticado na nossa associação é o inverso! Passa por desmassificar o escotismo! Um escoteiro é um ser capaz de ajudar os seus semelhantes, por isso pressupõe-se que é melhor do que eles.. Logo, nem todos o podem fazer! Ser escoteiro não é para todos! Porque senão, vamos chegar a um escotismo em que todos vão achar normal estes concursos!

Os números nunca vão mostrar o nível de um escoteiro! Vamos provar quem é o melhor grupo nos ACNAC's de forma divertida, saudável e sobretudo escotista, e deixar o trabalho de escritório a um nível razoável, já que tem de existir!

Por um escotismo de excelência,
Sempre Pronto!

2 comentários:

Anónimo disse...

Caro Artic Wolf:

Foi com grande surpresa e espanto que li o teu post.
E só posso compreender o teu texto se este tiver vindo de alguém que desconhece o prémio em questão (os seus objectivos, o seu regulamento...) e/ou desconhece muito mais profundamente o real funcionamento de um Grupo.

E explico-te porquê:
No "concurso" em causa é avaliado o trabalho pedagógico que cada Grupo desenvolve com os seus jovens e é incentivado a que cada um melhore a qualidade de escotismo que promove.

A pergunta óbvia seria:
Mas como é que se consegue avaliar isso "com base em coisas como: numero de elementos, uso devido do uniforme, numero de actividades feitas... e mais coisas deste género que não interessa nem ao menino Jesus (com todo o respeito)!"

Realmente concordo contigo. Assim é impossível!

Mas aí é que está a tua verdadeira FALHA!
O prémio Escotismo de excelência não é isso! Todos os parâmetros que tu enunciaste têm uma cotação diminuta (muitos deles nem sequer existem no regulamento) quando comparado com o que realmente interessa. (E isso podes facilmente comprovar LENDO o regulamento).

Se LERES com atenção, os indicadores que são mais valorizados, no que tu apelidas de "concurso", são os que estão relacionados com o PAG (Planificações Anual de Grupo), com os Contributos para a Paz - Escotismo para Todos, com a formação de cada dirigente e no Apoio a abertura de outros Grupos.

Isto parecem-te coisas que não "interessam nem ao menino Jesus"?
Já alguma vez realizaste um PAG? Sabes qual é a real importância da implementação de um?
Tens ideia da importância da formação na vida de um dirigente e a correspondência directa que isso tem com a qualidade de escotismo praticado?
Sabes o que foram os "Contributos para a Paz - Escotismo para Todos"?

Claro que também é valorizado o número de elementos do Grupo. Sem um número mínimo de jovens, simplesmente não é possível implementar o método escotista! Não sei se já tiveste a oportunidade de estar numa divisão com muito poucos elementos, mas por muito amigos que sejam, é extremamente complicado realizar certo tipo de actividades. Claro que podes "proporcionar aos seus elementos (muitos ou poucos) os ensinamentos de B.P.!", mas de muito serão privados por não terem um numero mínimo de elementos para realizarem tantas outras actividades e experiências que o escotismo é tão rico em proporcionar. Já para nem falar na dificuldade que o dirigente da divisão terá para motivar os jovens...

E o regulamento continua com outros tópicos que têm mais importância do que podes imaginar, nomeadamente a comunicação com o exterior e a administração de um Grupo. Longos vão os tempos de "Amor e uma cabana"!

O escotismo tem que se adaptar a novas realidades, a novos desafios, a novos tempos!

Mas não leias o meu comentário como um testemunho cego de quem acha que este premio vai impulsionar desenfreadamente os Grupos a praticarem cada vez melhor escotismo!
Não, acho que vai ajudar alguns Grupos a atingirem essa meta, mas que acima de tudo servirá para a associação ter um melhor conhecimento da realidade dos Grupos que a compõem. E os dados que são fornecidos pela participação neste prémio são muito mais extensos do que alguma vez se poderá conhecer a partir dos censos ou de uma visita de médico que a chefia nacional possa realizar aos Grupos.

Acho que é um controlo de qualidade ao funcionamento dos Grupos da AEP. Poderia ter sido feito de um modo de impresso de preenchimento obrigatório... Decidiram dar alguma fantasia a isto e transformá-lo na atribuição de um Premio.

Só para terminar (prometo…), acho que o escotismo é quase, quase a antítese do que descreves:
“Um escoteiro é um ser capaz de ajudar os seus semelhantes, por isso pressupõe-se que é melhor do que eles.. Logo, nem todos o podem fazer!” (!!!)
Duvido que a ideia inicial de BP fosse criar um conjunto reduzido de super-heróis que pudessem socorrer o resto do mundo! O escotismo tem como função preparar os jovens para a sociedade, desenvolver as suas capacidades como indivíduos e a desempenhar um papel construtivo na sociedade. E para isto não pode haver barreiras! Todos têm direito a aprenderem os ensinamentos de BP e a viverem no Mundo Escotista.
Acredito que não era bem aquilo que pretendias dizer, mas que soou mal, soou…

Acho que foi uma boa ideia da Chefia Nacional e é de louvar! E acho que foste bastante infeliz quando apelidaste o Prémio em causa de uma “forma maravilhosa que alguém engendrou para ridicularizar e banalizar o escotismo na Associação de Escoteiros de Portugal!”

Uma Forte Canhota
RM43

PS: Isto de dar opiniões destas num blog, pode dar a diferentes interpretações. Espero que não vejas isto como sendo um escrito "de raiva" mas sim como uma mera opinião contrária!

Unknown disse...

Ora viva.

Antes de mais, agradeço o comentário, porque para alem de mostrar que alguém lê o que escrevemos, ainda o criticam, o que é perfeito!

Agora, há algumas coisas às quais eu queria responder, ou explicar de outra forma, porque em alguns pontos, penso que é apenas falta de comunicação!

Vamos por parte.. É ÓBVIO, que eu li o regulamento do concurso.. também é natural, que o regulamento não seja a única coisa que chegue aos grupos, mas li tudo o que está ao meu alcance!

Relativamente à minha "verdadeira FALHA", devemos estar a falar de regulamentos diferentes, porque por exemplo, logo o primeiro exemplo de pontuações mostra que um grupo que tenha 100 elementos, ganha 500 pontos (sendo que a partir de 4000 já têm o prémio de bronze)!

também é verdade, que não se pode comparar com os 1000 pontos (no máximo) que se pode obter com o PAG, isso é verdade..! Já não posso concordar com os pontos dados à formação de chefes, que é muito pouco! Um chefe só por estar inscrito, "vale" 25 pontos, se tiver um CBF (que já não é para todos) tem 50.. E isso do apoio a novos grupos, é a mesma historia de querer muitos elementos..

O que questionas a seguir, é obviamente uma pergunta de retórica, mas eu vou responder na mesma, e peço desculpa pela frontalidade, mas mantenho sempre a postura habitual.. Eu não sei, nem tenho de saber o que se passa na parte de chefia. Porque, como expliquei no primeiro post, eu sou um caminheiro, e o que tenho para oferecer a este blog, é a visão de um caminheiro da AEP! Só isso.. E acho de muito mau tom defenderes-te com um argumento do estilo "mas eu sou crescido e tu não"! E a culpa de algum elemento não saber o que quer que seja de um grupo, a culpa é da chefia, OBVIAMENTE!
E o argumento do numero de elementos.. é claro que é mais difícil aplicar os ensinamentos com poucos elementos, mas não é impossível! O escotismo é uma interpretação de um livro (simplificando as coisas) e o que estas a dizer é que não estamos confortáveis com poucos elementos, mas a mim sempre me disseram: "Pede umas costas mais fortes e não um fardo mais leve!" Não estou a dizer que tenho a cura para todos os males, mas um grupo de escotismo de excelência, para mim, era um que com 2 ou 3 exploradores, os educasse, de maneira a que venham a deixar o mundo um pouco melhor!

"O escotismo tem que se adaptar a novas realidades, a novos desafios, a novos tempos!" hummm Tem? -_-'

Acho que no fundo, vemos a mesma coisa neste concurso, mas sentimos-o de maneira diferente!

A definição de escoteiro é outra guerra.. Mas isso não vou discutir agora, é tema para outras longas conversas, que espero que tenham a tua participação e que seja tão produtiva como esta!

Mais uma vez te agradeço o comentário da maneira mais sincera possível!

Forte canhota.