terça-feira, 12 de junho de 2007

Investidura regional, parolice oficial

Quis a Junta Regional de Braga investir 97 novos dirigentes ao mesmo tempo na cripta do Sameiro para "os responsáveis regionais assumirem a sua responsabilidade na formação de dirigentes". A competência é aliada da responsabilidade.
Juntar 97 dirigentes numa associação com base paroquial é uma iniciativa parola. Porque nega essa mesma base e porque não tem outro objectivo que não seja mostrar um poder qualquer, interpretando de forma errada a celebração do centenário do escutismo que nasceu para o indivíduo, não para as massas.

4 comentários:

Anónimo disse...

As dores de cotovelo por vezes custam a sarar, é triste que alguns tristes da sociedade se infiltrem na associação somente para ver e criticar, será que não podem arregaçar as mangas e dar um pouco do seu tempo aos nossos jovens em vez de perder o tempo nestes blogs criticando tudo e todos. sejamos construtores

Anónimo disse...

NESTE SITE EXISTE PUBLICIDADE ENGANOSA - NÃO VISITE -

Anónimo disse...

Opiniões há muitas... Ainda bem que não pensamos todos da mesma forma.

Não é, no entanto, muito escutista, criticar com este tipo de adjectivos, as iniciativas dos teus irmãos escuteiros.

Não foi só a Junta Regional que quis esta investidura, foi a Região. Na sua reunião magna, aprovou por larguíssima maioria (nem sei se por unanimidade) esta iniciativa, inscrita no plano regional.

Depois, não sei qual a razão de dizeres que as iniciativas da Região quebram a base paroquial. As paróquias fizeram-se representar no evento. A minha esteve lá. Com os escuteiros e com a comunidade que se quis associar ao evento. E o dirigente da minha paróquia que foi investido vai ser apresentado na paróquia como dirigente.

Quando o nosso fundador criou o Escutismo, fê-lo com base em pequenos grupos, não indivíduos. O progresso é individual, feito em grupo. Ele também disse que o escutismo é uma fraternidade mundial (mais do que regional, até). E sempre houve encontros, para celebrar o encontro e promover a paz, a troca de experiências e o convívio fraterno dos escuteiros. As festas. Como a belíssima festa do Domingo passado no Sameiro.

Quanto às massas, termino no estilo bem-humorado que também nos foi recomendado pelo fundador: já foi tempo da moda das saladas (“russas”), do arroz (“outra vez arroz?”) e agora se calhar é das massas. Pode ser que qualquer dia seja a vez das batatas.

Uma forte canhota,

Ivo
Secretário Regional do Programa Educativo

Anónimo disse...

Sr. Ivo,
Respondeu muito bem e até gostaria de conhecer Vª Excelência para lhe dar um abraço fraterno!
Que lição!
Bem Haja! Muitos parabéns!