I'm sure that some of these youngtubers are or have been scouts for sure. This is out Earth, we can make a difference. Be prepared.
segunda-feira, 23 de abril de 2007
sábado, 21 de abril de 2007
Estes senhores também fazem 100 anos...
porque fazem escutismo independente, alternativo, de Baden-Powell. Em Faro, havia um Corpo de Escuteiros Marítimos, parece.
por: joeindian às 23:58 0 comentários
Ancoras: Alternativo, Associações Escutistas, Centenário do Escutismo, Desabafos
Correcções à nota pastoral sobre o escutismo, no Centenário da sua fundação
Com o correr do tempo e o assentimento de Baden-Powell e dos respectivos responsáveis religiosos, foram surgindo organizações escutistas confessionais, a par de outras interconfessionais.
A título de exemplo, a primeira associação de escutismo confessional católico nasceu em França, em 1920. 13 anos de diferença para 1907. Onde está a paridade? Nem em cronologia, nem em número.
A Igreja Católica reconheceu as virtualidades do Escutismo para a formação integral da juventude, dentro da sua confessionalidade específica.(...) Em 1927, D. Manuel Vieira de Matos já podia dizer: “O Escutismo é a maior obra católica no meu país”.
Uma confessionalidade muito específica. Tão específica que ás vezes nem é confessionalidade e é mais especificidade local. Conviria definir critérios objectivos de prática da confessionalidade, coisa que D. Manuel Vieira de Matos nunca fez, porque tinha a mania das grandezas (a crer na citação). Esquecia-se também o fundador do Corpo Nacional de Escutas que o escutismo não poderia nunca ser uma obra católica. Não o é. É muito mais que isso.
(...) o Corpo Nacional de Escutas sobressai na Igreja e no País como instituição educativa ímpar, pela capacidade de adaptação e pela persistência ao longo dos vários regimes políticos (...)
É um facto que quem era escuteiro do CNE dispensava da Mocidade Portuguesa.
Neste ano centenário, saudamos todos os escuteiros portugueses, do Corpo Nacional de Escutas e das outras Associações que seguem a pedagogia de Baden-Powell (...)
Reverendíssimos senhores bispos, o Escutismo em Portugal tem um nome que é FEP - Federação Escotista de Portugal. Também se faz escutismo para jovens do sexo feminino (ou guidismo) numa associação chamada AEP. O Escutismo Alternativo, e as Guias e Escuteiros da Europa não são reconhecidos oficialmente pela Organização Mundial do Movimento Escutista, ainda que os segundos tenham tido direito a uma mensagem do papa João Paulo II por altura do seu sexto Jamboree Europeu. A gente sabe, não se pode desagradar a ninguém, há que medir bem as palavras e não deixar ninguém de fora.
E de uma mensagem de 1995:
(...)Recomendamos, por isso, aos dirigentes e assistentes que […] valorizem a raiz e a perspectiva cristã do Escutismo como alicerce da educação integral
O facto do fundador do Movimento ser anglicano atribui uma raiz cristã ao Escutismo? São estes alguns dos detalhes retóricos que verdadeiramente ignoro nas homilias de Domingo.
A mensagem na íntegra está aqui.
por: joeindian às 23:49 1 comentários
Ancoras: Centenário do Escutismo, Escutismo, Escutismo Católico
sexta-feira, 20 de abril de 2007
Blogosfera Scout 2
O blog do agrupamento do CNE de Pevidém prova que este mundo não se rege apenas pela imagem. Também há palavras associadas a elas.
por: joeindian às 20:54 0 comentários
Ancoras: Blogosfera Scout
Redes sociais - Maria Helena Guerra
Joaquim Fialho, aplicando uma metodologia de ARS, considera no final da apresentação que na Região de Évora do CNE, "A maior densidade da rede formal é sinónimo de fracos mecanismos de confiança."
Sem partilhar do interesse pela metodologia, gostaria apenas de traduzir aquela consideração no seguinte:
Como nos conhecemos muito mal, desconfiamos uns dos outros e mandamos muitas cartas cheias de salamalaques, em vez de telefonarmos a dizer, eh pá, não te esqueças que isto é importante para nós todos.
por: joeindian às 20:42 0 comentários
domingo, 15 de abril de 2007
Sou Chefe, e agora... - A formação e a motivação de dirigentes numa sociedade de muito voluntariado mas poucos voluntários (Dóris Joana Santos)
Para quem gosta de lugares comuns, verdades irrefutáveis e por demais conhecidas, dos chefes e da chefia, esta apresentação é excelente.
Isso e esta entrevista no podcast da paróquia de Bombarral (onde se afirma sem qualquer vergonha que um escuteiro do CNE tem que ser baptizado). A Dóris também é directora do Oestescutista (havia quem lhe chamasse Mariaescutista). Assim até podemos viver felizes, mas sempre na mesma.
por: joeindian às 01:52 0 comentários